Contato:

Fone: (65) 3025-3801
Cel: (65) 9988-6273

JUBACAM




A Juventude Batista Centro América - JUBACAM, é uma organização composta por jovens entre 16 e 35 anos, membros das Igrejas Batistas do Estado de Mato Grosso e integrantes da Convenção Batista Centro América - CBCA e estima-se cerca de 3.500 jovens que se reúnem bienalmente no Congresso Estadual - CONJUBACAM.

Mato Grosso tem uma Juventude Batista vibrante, com uma capacidade de realização tremenda. Hoje temos o dever de ser uma liderança que esteja à sua altura, capaz de dar respostas aos desafios que se nos deparam, de norte a sul, e levar nossa juventude a ser cada vez mais unida, sonhadora e capaz, na realização de grandes coisas para Deus.


História da Juventude Batista Brasileira

A Juventude Batista Brasileira tem uma história e respeitamos essa história. Homens e mulheres ao longo dos tempos se dedicaram no serviço aos adolescentes e jovens da nossa nação. Hoje entendemos que é a nossa vez de contribuir e temos a percepção da oportunidade e da necessidade desta hora como um presente e uma vocação de Deus que continuam sendo clara e forte.

Houve um início, e apresentamos um pouco de como começou essa caminhada dos batistas e a juventude, na época essa ?galera? era chamada de mocidade. A ideia da criação de uma junta especial para o trabalho com juventude, foi apresentada à Convenção Batista Brasileira por Ernesto Soren e outros líderes de jovens, no Rio, em 1945 e resultou na criação, em 1946 na Convenção em São Paulo, do Conselho da Mocidade Batista Brasileira.

Esse conselho começou a movimentar o trabalho com juventude no Brasil e realizou o primeiro congresso da mocidade batista.

Em 1956 a ideia da criação da junta voltou à tona na convenção realizada no Rio de Janeiro. Das discussões e estudos surgiu o acordo de Mares, dois anos depois na convenção de 1958 em Salvador. Esse acordo garantia a participação da juventude batista na orientação dos trabalhos da mocidade batista no Brasil. Muitos que haviam defendido a ideia da Junta de Mocidade acataram o acordo, entendendo que este satisfazia as pretensões da juventude.


Depois de alguns anos de vigência do acordo, que deveria durar dois anos, mas foi prorrogado, muitos novos líderes acharam que se deveria insistir na ideia da criação da Junta. O próprio conselho da mocidade estudou uma nova estrutura de trabalho e o assunto foi levado à convenção em 1967 na cidade de Belo Horizonte. A proposta então foi vitoriosa na assembleia da convenção em 1968 em Fortaleza, sendo criada a Junta de Mocidade, conhecida como JUMOC. Assim se organizou a Junta de Mocidade da Convenção Batista Brasileira. Em 2009 adotamos a nomenclatura Juventude Batista Brasileira. JBB.



Rua: Rua Castro Alves, 230 • Areão • Cuiabá • Mato Grosso
Fone: (65) 3025-3801
Cel: (65) 9988-6273
email: contato@batistasmt.com.br